quarta-feira, 28 de janeiro de 2015
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
EMEF. JOÃO RIBEIRO SOARES
PROFESSORAS: Alexsandra, Carmem, Lurdes
3º ano do Ensino Fundamental
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
MATEMÁTICA
NÚMEROS NATURAIS
OBJETIVO: Ajudar os alunos a investigar o conhecimento prévio a partir de registros.
Há muito tempo, os seres humanos começaram sentir necessidade de contar quantidades para responder a pergunta:
O chefe de uma tribo resolveu responder suas próprias perguntas:
Quantos animais tenho ao todo?
Quantas luas se passaram?
Quantas ovelhas há no rebanho?
Quantas pessoas tem na tribo?
RESOLUÇÃO –
Nós em cordas para contar luas e pessoas;
Pedrinhas para contar as luas;
Marcas em osso para contar pessoas;
Marcas em pedaços de pau para contar animais
METODOLOGIA:
Separa a sala em 6 grupos com 5 alunos ou 5 grupos de 5 alunos.
Em cada mesa duas vasilhas com tampinhas de garrafa, uma com quantidade maior que a outra ou caixas com palitos.
Os grupos devem encontrar soluções para saberem qual é o que tem mais, já que eles não sabem contar:
1º Grupo – Sugestão: tirar uma tampa da primeira vasilha e outra da segunda vasilha e assim sucessivamente, a que ficar vazia primeira é a que tinha menos, o mesmo procedimento com os palitos.
2º Grupo – Sugestão: Formar fileiras, sendo que uma com maior número de tampas ou palitos.
3º Grupo – Sugestão: Marcar duas caixas numa determinada altura, preencher com tampas ou palito. Em seguida devolver para a outra vasilha e descobrir se as medidas eram a mesma.
4º Dividir uma mesa em duas e colocar as tampinhas ou palitos para ver se ambas estão acima ou abaixo das marcas, determinando assim qual é maior e menor.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
EMEF. JOÃO RIBEIRO SOARES
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL – Professoras: Alexsandra, Carmem e Lurdes.
MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA: INTEGRANDO TEXTOS E NÚMEROS
Ayrton Senna da Silva, piloto de Fórmula 1, nasceu em São Paulo, no dia 21 de março de 1960.
Começou na Fórmula 1 em 1984, na equipe Toleman.
1 ano depois, passou para a Lotus. Já na MCLaren, em 1988, conquistou o título mundial, o que se repetiria em 1990 e 1991.
No dia 1º de maio de 1994, em Ímola, na Itália, Ayrton Senna bateu seu carro a 300 km/h em uma das curvas e veio a falecer minutos depois.
Ainda hoje Ayrton Senna é lembrado em todo mundo por sua determinação e coragem.
ALUNOS
Ayrton Senna da Silva , piloto de Fórmula __, nasceu em São Paulo, no dia ___ de março de ______.
Começou na Fórmula ___em _____, na equipe Toleman.
___ano depois, passou para a Lotus. Já na MCLaren, em ______, conquistou o título mundial, o que se repetiria em _______ e ________.
No dia ___ de maio de ________, em Ímola, na Itália, Ayrton Senna bateu seu carro a _____km/h em uma das curvas e veio a falecer minutos depois.
Assinar:
Postagens (Atom)