quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

EMEF. JOÃO RIBEIRO SOARES PROFESSORAS: Alexsandra, Carmem, Lurdes 3º ano do Ensino Fundamental PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MATEMÁTICA NÚMEROS NATURAIS OBJETIVO: Ajudar os alunos a investigar o conhecimento prévio a partir de registros. Há muito tempo, os seres humanos começaram sentir necessidade de contar quantidades para responder a pergunta: O chefe de uma tribo resolveu responder suas próprias perguntas: Quantos animais tenho ao todo? Quantas luas se passaram? Quantas ovelhas há no rebanho? Quantas pessoas tem na tribo? RESOLUÇÃO – Nós em cordas para contar luas e pessoas; Pedrinhas para contar as luas; Marcas em osso para contar pessoas; Marcas em pedaços de pau para contar animais METODOLOGIA: Separa a sala em 6 grupos com 5 alunos ou 5 grupos de 5 alunos. Em cada mesa duas vasilhas com tampinhas de garrafa, uma com quantidade maior que a outra ou caixas com palitos. Os grupos devem encontrar soluções para saberem qual é o que tem mais, já que eles não sabem contar: 1º Grupo – Sugestão: tirar uma tampa da primeira vasilha e outra da segunda vasilha e assim sucessivamente, a que ficar vazia primeira é a que tinha menos, o mesmo procedimento com os palitos. 2º Grupo – Sugestão: Formar fileiras, sendo que uma com maior número de tampas ou palitos. 3º Grupo – Sugestão: Marcar duas caixas numa determinada altura, preencher com tampas ou palito. Em seguida devolver para a outra vasilha e descobrir se as medidas eram a mesma. 4º Dividir uma mesa em duas e colocar as tampinhas ou palitos para ver se ambas estão acima ou abaixo das marcas, determinando assim qual é maior e menor.

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

EMEF. JOÃO RIBEIRO SOARES PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL – Professoras: Alexsandra, Carmem e Lurdes. MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA: INTEGRANDO TEXTOS E NÚMEROS Ayrton Senna da Silva, piloto de Fórmula 1, nasceu em São Paulo, no dia 21 de março de 1960. Começou na Fórmula 1 em 1984, na equipe Toleman. 1 ano depois, passou para a Lotus. Já na MCLaren, em 1988, conquistou o título mundial, o que se repetiria em 1990 e 1991. No dia 1º de maio de 1994, em Ímola, na Itália, Ayrton Senna bateu seu carro a 300 km/h em uma das curvas e veio a falecer minutos depois. Ainda hoje Ayrton Senna é lembrado em todo mundo por sua determinação e coragem. ALUNOS Ayrton Senna da Silva , piloto de Fórmula __, nasceu em São Paulo, no dia ___ de março de ______. Começou na Fórmula ___em _____, na equipe Toleman. ___ano depois, passou para a Lotus. Já na MCLaren, em ______, conquistou o título mundial, o que se repetiria em _______ e ________. No dia ___ de maio de ________, em Ímola, na Itália, Ayrton Senna bateu seu carro a _____km/h em uma das curvas e veio a falecer minutos depois.