quarta-feira, 3 de abril de 2013

AUTISMO DIA 02 DE ABRIL - Dia Mundial do Autismo Em 2011, no Dia Mundial da Conscientização do Autismo, todo 2 de abril, conforme decretado pela ONU em dezembro de 2007[22], a revista tornou-se a página oficial do evento[23] no país, reunindo informação de ações de entidades e de pequenos grupos de pessoas em todo o Brasil, em prol da divulgação de informações sobre autismo na luta por mais direitos e menos preconceito[24]. As ações brasileiras para a data conseguiram inclusive iluminar grandes monumentos de azul (cor símbolo do autismo), como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro[25], a Ponte Estaiada em São Paulo[26], os prédios do Senado Federal e do Ministério da Saúde em Brasília[27], o Teatro Amazonas em Manaus[28], entre muitos outros. O autismo é um transtorno definido por alterações presentes antes dos três anos de idade e que se caracteriza por alterações qualitativas na comunicação, na interação social e no uso da imaginação. CARACTERISTICAS DO AUTISMO: Dificuldade de relacionamento com outras pessoas; Riso inapropriado; Pouco ou nenhum contato visual - não olha nos olhos; Aparente insensibilidade à dor - não responde adequadamente a uma situação de dor; Preferência pela solidão; modos arredios - busca o isolamento e não procura outras crianças; Rotação de objetos - brinca de forma inadequada ou bizarra com os mais variados objetos; Inapropriada fixação em objetos; Perceptível hiperatividade ou extrema inatividade - muitos têm problemas de sono ou excesso de passividade; Ausência de resposta aos métodos normais de ensino - muitos precisam de material adaptado; Insistência em repetição, resistência à mudança de rotina; Não tem real medo do perigo (consciência de situações que envolvam perigo); Procedimento com poses bizarras (fixar objeto ficando de cócoras; colocar-se de pé numa perna só; impedir a passagem por uma porta, somente liberando-a após tocar de uma determinada maneira os alisares); Ecolalia (repete palavras ou frases em lugar da linguagem normal); Recusa colo ou afagos - bebês preferem ficar no chão que no colo; Age como se estivesse surdo - não responde pelo nome; Dificuldade em expressar necessidades - sem ou limitada linguagem oral e/ou corporal (gestos); Acessos de raiva - demonstra extrema aflição sem razão aparente; Irregular habilidade motora - pode não querer chutar uma bola, mas pode arrumar blocos; Desorganização sensorial - hipo ou hipersensibilidade, por exemplo, auditiva; Não faz referência social - entra num lugar desconhecido sem antes olhar para o adulto (pai/mãe) para fazer referência antes e saber se é seguro. Na prática o comportamento varia de acordo com a Síndrome que o autista é acometido; num caso específico é possível afirmar que os autistas são carinhosos; tem dificuldades em desenvolver trabalhos em grupo na sala de aula; apresentam dificuldade em mudar a rotina; são muito inteligentes; apresentam habilidades fantásticas ao lidar com eletrônico; facilidade em gravar informações; são instáveis e há dias em que estão muito agitados emocionalmente. Família, professores, membros do corpo técnico da escola devem estar capacitados para lidar com esses alunos, mas independente de tudo é um aprendizado ímpar.