quarta-feira, 28 de janeiro de 2015
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
EMEF. JOÃO RIBEIRO SOARES
PROFESSORAS: Alexsandra, Carmem, Lurdes
3º ano do Ensino Fundamental
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
MATEMÁTICA
NÚMEROS NATURAIS
OBJETIVO: Ajudar os alunos a investigar o conhecimento prévio a partir de registros.
Há muito tempo, os seres humanos começaram sentir necessidade de contar quantidades para responder a pergunta:
O chefe de uma tribo resolveu responder suas próprias perguntas:
Quantos animais tenho ao todo?
Quantas luas se passaram?
Quantas ovelhas há no rebanho?
Quantas pessoas tem na tribo?
RESOLUÇÃO –
Nós em cordas para contar luas e pessoas;
Pedrinhas para contar as luas;
Marcas em osso para contar pessoas;
Marcas em pedaços de pau para contar animais
METODOLOGIA:
Separa a sala em 6 grupos com 5 alunos ou 5 grupos de 5 alunos.
Em cada mesa duas vasilhas com tampinhas de garrafa, uma com quantidade maior que a outra ou caixas com palitos.
Os grupos devem encontrar soluções para saberem qual é o que tem mais, já que eles não sabem contar:
1º Grupo – Sugestão: tirar uma tampa da primeira vasilha e outra da segunda vasilha e assim sucessivamente, a que ficar vazia primeira é a que tinha menos, o mesmo procedimento com os palitos.
2º Grupo – Sugestão: Formar fileiras, sendo que uma com maior número de tampas ou palitos.
3º Grupo – Sugestão: Marcar duas caixas numa determinada altura, preencher com tampas ou palito. Em seguida devolver para a outra vasilha e descobrir se as medidas eram a mesma.
4º Dividir uma mesa em duas e colocar as tampinhas ou palitos para ver se ambas estão acima ou abaixo das marcas, determinando assim qual é maior e menor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário